O Grupo inicia com: João Tonus, Lidia Tonus, Pedro Parenti, Antônio Parenti e Arcangelo Zorzi Neto.
Em fevereiro de 1982 o Grupo estreia seu primeiro trabalho na Comunidade de Travessão Paredes - Flores da Cunha. Criação coletiva que retrata situações do cotidiano vividas pelo homem rural nas suas relações interculturais.
Apresentações acontecem pelo interior de Caxias do Sul.
Em 01/11/1985 - partiicipação no Festival de Teatro Popular de Bento Gonçalves.
Em 1986 as apresentações deste primeiro espetáculo seguem e já iniciam-se os ensaios para o segundo espetáculo: Nanetto Pipetta.
Em 12/10/1987 acontece a pré-estreia do espetáculo "Nanetto Pipetta" no Seminário de Nossa Senhora Aparecida. Neste local o grupo fez seus ensaios. "Nanetto Pipetta"é baseado na publicações do Frei Aquiles Bernardi. Direção de Valentim Angelo Lazzarotto.
Em 14/11/1987 - Estreia "Nanetto Pipetta" na cidade de Carlos Barbosa.
Em 11/09/1988 - Lançamento do livro "Miseri Coloni" organizado por Valentim Angelo Lazzarotto.
Apresentações pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Em 16/07/1989 - Apresentação no teatro da OSPA - Porto Alegre.
Fernando Peixoto assiste o espetáculo "Nanetto Pipetta" no dia 04/12/1989 no teatro Pedro Parenti- Casa da Cultura de Caxias do Sul.
"Nanetto Pipetta"é apresentado no teatro São Pedro- Porto Alegre- participando do Quinto Encontro Renner de Teatro.
O grupo recebe o prêmio FIAT-1990 categoria teatro com o projeto do terceiro espetáculo "Quatrilio". Isto em 10/04/1990. Com a exigência do contrato FIAT para a estreia ser realizada na capital do estado. Sendo assim em 17/11/1990 estreia no teatro da OSPA. Com direção de José Itaqui. Espetáculo baseado na obra do escritor caxiense José Clemente Pozenato.
Em 28/02/1991 pprimeira apresentação do espetáculo "Quatrílio" na Casa de Cultura em Caxias do Sul.
Maio/1991 atores do Miseri Coloni participam do especial da Rede Globo "O Caso do Martelo" baseado na obra do escritor caxiense José Clemente Pozenato.
Seguem apresentações do espetáculo "Quatrílio" e "Nanetto Pipetta".
Associação Cultural Miseri Coloni é declarada de Utilidade Pública conforme a Lei nr 3.844 pelo Prefeito Mansueto de Castro Serafini Filho.
Pelo Concurso Anual de Vídeo de Caxias do Sul (09/07/1994).
Em 15/08/1994 o espetáculo "Quatrílio"é apresentado na Casa da Cultura para o diretor do filme Ö Quatrílio" Fábio Barreto e para os atores do filme: José Lewgoy, Patrícia Pillar, Glória Pires, alexandre Paternost, Bruno Campos entre outros. Diversos atores do Miseri Coloni participam do filme.
Entre 8 e 23 de outubro o grupo embarca para primeira turnê pela região do Vêneto - Itália. O espetáculo " Nanetto Pipetta" é apresentado em diversas cidades: Vicenza, Arsiero, Montegalda, Albignasego, Asiago, Possagno, Padova e Valdastico.
O Míseri Coloni promove intercâmbio cultural com o grupo "I Belumat" de Belluno, Itália. Presença de Gianluigi Secco e Giorgio Fornasier. Fazem show musical pela região.
O espetáculo "Quatrílio" totaliza 89 apresentações e 32.467 pessoas assitiram este espetáculo. Algumas cidades por onde o espetáculo foi apresentado: Porto Alegre, Antonio Prado, Marau, Farroupilha, Garibaldi, Bento Gonçalves, Nova Roma do Sul, Cotiporã, Flores da Cunha, Carlos Barbosa, Guaporé, Silveira Martins, São Marcos, Erexim, Nova Pádua, Vacaria, São José do Ouro, Paraí, Veranópolis, Porto Mauá, São Leopoldo, Joinville(SC), Montenegro, Dona Francisca, Encantado, Santa Maria, Florianópolis(SC) entre outras.
Listamos alguns locais por onde o espetáculo Nanetto Pipetta se apresentou:
Caxias do sul, Carlos Barbosa, Nova Bassano, Serafina Correa, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Muçum, Vista Alegre do Prata, Antônio Prado, Casca, Paraí, Nova Roma do Sul, São Marcos, Cotiporã, Marau, Farroupilha, Guaporé, Porto Alegre, Nova Araçà, Silveira Martins, São Domingos do Sul, Guabijú, Veranópolis, Xanxerê(SC), Anta Gorda, Santa Maria, Restinga Seca, Dona Francisca, Nova Pádua, Erexim, Relvado, Santo Angelo, Nova Palmira, Planalto, Lajeado, Porto Mauá, Videira(SC), Passo Fundo, Dois Vizinhos(PR), Joaçada(SC), Ibiraiaras, Aratiba, Sananduva, Palmas(PR), Pinheiro Preto(SC), e por muitas comunidades das cidades listadas. Totalizamos 158 apresentações e um público de 72 mil pessoas aproximadamente.
Em 15/11/1997 na Casa de Cultura de Caxias do Sul o grupo estreou o seu quarto espetáculo: "De Là Del Mar" Texto e direção de José Itaqui e músicas do grupo italiano " I Belumat".
O grupo viaja para a região do Vêneto pela segunda vez em Novembro de 1998. O espetáculo apresentado é "De Là Del Mar". As apresentações foram nas cidades de:
Trichiana (BL) em 17 de novembro - Palestra Comunale;
Conegliano (TV) - em 19 de novembro - Teatro Accademia;
S. Giovanni Lupatoto (VR) em 20 de novembro - Teatro Comunale;
Padova (PD) 21 de novembro - Teatro Antoniaum;
Scorzè (VE) 24 de novembro - Teatro Comunale;
Arsiero (VI) 26 de novembro - Teatro Don Bosco;
Thiene (VI) 27 de novembro - Teatro Comunale;
Vicenza (VI) 28 de novembro - Teatro San Marco;
Vò di Brendola (VI) 30 de novembro - Teatro Sala della Comunità;
Vittorio Veneto (TV) 01 de dezembro - Teatro Verdi;
Asolo (TV) 03 de dezembro - Teatro Duse;
Castelfranco (TV) 04 e 05 de dezembro - Teatro Accademico
Prêemio Troféu Expressão Cultural recebido na Assembleia Legislativa do Estado RS Prêmio Líderes e Vencedores.
Gravado no Teatro Castelfranco na Itália.
Vinda do grupo folclorístico de Possagno -Treviso - Itália "I Posagnòt". O grup canta e dança a tradição popular vêneta. Faz apresentações em Caxias do Sul e cidades vizinhas.
Texto e direção de José Itaqui e música de I Belumat.
Nos dias 26 e 27 de agosto de 2006 no Teatro São Carlos de Caxias do Sul estreia o espetáculo teatral "A Saga do Rio das Antas". Com direção de Camilo de Lélis e texto de Hércules Grecco.Aqui atores do Miseri Coloni juntam-se com atores de outras companias e formam o grupo chamado Elenco da Hora.
Coro masculino da cidade de Cavaso del Tomba - Treviso- Itália. O Miseri recebe e organiza a turnê do coro pela região de Caxiaas do Sul, em fevereiro de 2007.
O Grupo estreia o espetáculo "Le Donne Curiose"adaptação do texto de Carlos Goldoni com direção de Camilo de Lélis.
Início da montagem do espetáculo In Osteria ganhador do prêmio anual de Incentivo à Montagem Teatral da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul.
Faz intercâmbio cultural com grupo italiano Ricerca Teatrale com o espetáculo "Anita"
Em 18/12/2010 no salão da Comunidade de São Romédio o Grupo estreia o espetáculo teatral "In Osteria". Vencedor do Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral de Caxias do Sul. A encenação é produto de criação coletiva do grupo com a direção de Camilo de Lélis. O Grupo com este espetáculo pelas comunidades de Caxias e municípios do Rio Grande do Sul até 2018.
Dia 01 de Outubro na Feira do Livro de Caxias do Sul, a Associação Cultural Miseri Coloni lança o livro "Miseri Coloni-30 Anos no Palco" escrito por Marcos Kirst.
No dia 07 de outubro o Legislativo caxiense prestou homenagem aos 30 anos de atuação da Associação Cultural Miseri Coloni, reconhecida pelo trabalho de resgate e preservação das tradições italianas. A sessão solene foi proposta pelo vereador Ari Dallegrave.
Neste período o grupo circula com proojetos da LIC e Financiarte o espetáculo In Osteria e prepara o novo e nono espetáculo.
Participa do Canta Caxias em 2015 e 2016.
Participa do Circuito de Música e Cultura Italiana promovido pela ASPI.
Em 08 de agosto de 2018 o Grupo estreia o espetaculo" MITINCANTO - Aventuras e Desventuras de Nanetto Pipetta" no teatro Pedro Parenti de Caxias do Sul. Espetáculo que envolve música, canto e teatro e coloca em cena os mitos tradicionais da cultura italiana. Falado em talian e português. Tem a direção cênica de Camilo de Lélis; direção musical de Cibele Tedesco e músicas de Gianluigi Secco e Grupo Cantautori Veneti Soraimar.
Os 150 anos da chegada dos imigrantes italianos no Estado do Rio Grande do Sul é uma data significativa para quem compreende o sentido do migrar.
Memórias pessoais e coletivas dos integrantes do Miseri Coloni foram a bússola para chegar em lugares longínquos do nosso presente, e assim, reviver a história no interior de um povo que sonhou a cucagna além mar. São os lampejos de recordações que costuraram o passado com o nosso presente.
O espetáculo utiliza-se da poética do teatro documentário. Uma narrativa contada através do canto, sombras, máscaras, depoimentos reais e projeções de documentos e imagens. Novas vozes para os silêncios que não nos cabem mais.